sábado, 13 de março de 2010

Central de Notícias Gays


Na tentativa de driblar a falta de atenção da imprensa mundial em relação aos temas de interesse da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Transexuais e Travestis) e ao mesmo tempo, de criar seu próprio canal de comunicação, algumas entidades mantém blogs e sites de informação sobre o assunto.

É o caso da Central de Notícias Gays, que oferece informações atualizadas sobre a comunidade LGBT no Brasil e no exterior.

Um das notícias recentes postadas no blog é sobre o primeiro casal homossexual a oficializar sua união em Washington, depois que a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo entrou em vigor na capital americana, na última terça-feira (09/03). A notícia vem acompanhada de acesso para um vídeo da CNN que registra cenas do casamento.

As informações são sempre contextualizadas e com links para outras notícias e espaços relacionados.

Além de notícias, o blog traz ainda links úteis para os usuários como os de todos os grupos GLBTs brasileiros e o calendário de Paradas Gays.

3 comentários:

  1. Infelizmente o Central de Notícias Gays é um desrespeito pois copia notícias de sites LGBT nacionais - como MixBrasil, Dolado, ACapa e ParouTudo - e sequer cita a fonte.

    Desse jeito é fácil se tornar um site atualizado o tempo todo quando são os outros que tem o real trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho super válida a iniciativa de um blog de notícias, até mesmo porque, quanto mais informação as pessoas tiverem, mais poderão cobrar seus direitos. Eu acompanho não só a Central, como outras páginas também, e percebo que raramente elas postam notícias de autoria própria, principalmente sobre o estrangeiro. São todas cópias e traduções de páginas como G1, Terra, CNN, CBN, Pink News, etc. Nem mesmo o Mix cita a fonte de onde copiou suas notícias e já houve vários casos de copiarem da Central e não citarem a fonte. Além do que, o Mix assina suas notícias com Por: Fulano de Tal e é lógico que o mesmo Fulano de Tal não foi entrevistar as pessoas em Israel, Hollywood, Suécia, Japão, Alemanha tudo na mesma semana. Eu nunca vi a Central assinar ou reivindicar a autoria de qualquer notícia, pois as informações são apenas repassadas aos leitores, e olha que eu acompanho a Central desde a época que funcionava só no grupo do Yahoo, hehehe. De qualquer forma, acho também muito válida a crítica e fica a oportunidade para pensarmos sobre as relações atuais da internet com os direitos de textos e fotos que são considerados por muitos de domínio público na rede. Beijos a todos. Renata Lima.

    ResponderExcluir
  3. A questão da propriedade intelectual na internet realmente é um grande problema atual, mas essa discussão vai além do nosso foco no momento. A proposta do Projeto Confecom é mostrar iniciativas que abordem a temática LGBT de forma positiva, e incentivar a criação e discussão de um projeto de lei sobre o assunto, voltado para os meio de comunidação. Sobre os outros sites citados, eles são excelentes fontes de informação e também terão espaço aqui em breve. E com as devidas referências! Obrigada.

    ResponderExcluir