quinta-feira, 11 de março de 2010

Gays em novelas


Entre os estudos já realizados sobre a representação dos homossexuais na mídia brasileira, um dos que ganharam maior repercussão foi a dissertação de mestrado em Comunicação do jornalista Eduardo Peret, defendida em 2005, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

A pesquisa intitulada "Do armário à tela global: a representação social da homossexualidade na telenovela brasileira" foi bem divulgada e o autor se tornou referência no assunto para a imprensa, sendo constantemente procurado para comentar episódios em que o homossexual é retratado na mídia.

O estudo é dividido em duas partes. Na primeira, o jornalista fez uma compilação histórica de personagens gays nas novelas da Globo desde a década de 70 e na segunda, uma análise da novela “Mulheres Apaixonadas”.

Ele avalia, entre outros aspectos, a inserção de cenas homossexuais na novela e ressalta que, como ainda é um instrumento de penetração cultural forte, esse tipo de programa é acompanhado com muito cuidado pelas emissoras, que temem retaliações e perda de audiência com um beijo gay, por exemplo.

Na dissertação, o autor revela que as cenas envolvendo as personagens Clara e Rafaela, que formaram um casal homossexual, somaram apenas 1% da trama.

Por outro lado, o jornalista mostra que a história das duas foi bem construída, com tensão e emotividade, o que ajudou a chamar a atenção da imprensa e da população. Ele ressalta ainda que elas formaram um casal de mulheres jovens e bonitas, o que apelou para o fetiche machista, já que essa cena faz parte da imaginação masculina.

No entanto, para o autor, o beijo das duas no último capítulo ficou marcado na história da teledramaturgia. Ele conclui que por menor que seja, a participação de homossexuais em novelas chama sempre muita atenção, nem sempre de forma positiva, mas de maneira que a comunidade LGBT(Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros) possa aproveitar a chance para discutir com a população o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário