quarta-feira, 17 de março de 2010

Protesto nacional contra a homofobia


Ativistas de todo o país se preparam para participar da 1ª Marcha Nacional LGBT contra a Homofobia no Brasil e o 1º Grito Nacional pela Cidadania LGBT e Contra a Homofobia.
O protesto está sendo organizado pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT. A entidade convocou as 237 organizações afiliadas para marchar até Brasília e participar do protesto no próximo dia 19 de maio.

De acordo com o manifesto publicado pela ABGLT em seu site, a data foi escolhida para marcar o dia 17 de maio, em que é comemorado em todo o mundo o Dia Mundial contra a Homofobia, que abrange qualquer tipo de discriminação, agressão ou violação de direito em função da orientação sexual. Nesse dia, em 1990, o movimento conseguiu retirar a homossexualidade da classificação internacional de doenças da Organização Mundial de Saúde.

Ainda segundo o manifesto da entidade, todos os dias, 20 milhões de brasileiros que assumiram sua homossexualidade sofrem violações de direitos e um integrante da comunidade LGBT é assassinado a cada dois dias no país, como demonstram dados levantados pelo Grupo Gay da Bahia.

O 1º Grito Nacional pela Cidadania LGBT e Contra a Homofobia está marcado para o dia 19 de maio de 2010, às 9h da manhã, no gramado da Esplanada dos Ministérios, em frente à Catedral metropolitana de Brasília.

2 comentários:

  1. Muito interessante o proposito deste blog. Adorei a materia. Fico feliz que existam pessoas que se mobilizem a causas como esta.
    Parabéns a vocês!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela participação Catarine! Contamos com sua colaboração para dar continuidade a este projeto.

    ResponderExcluir