domingo, 7 de março de 2010

Diversidade sexual no cinema


Uma das estratégias das entidades que defendem os direitos dos homossexuais é o uso do cinema para disseminar informação e quebrar preconceito.

O maior fórum de cinema GLBT da América Latina é o Mix Brasil, criado em 1993, e atualmente uma das importantes vitrines para produções alternativas no Brasil. O festival percorre várias capitais exibindo documentários, longas e curtas-metragens que abordam temas relacionados à diversidade sexual de todos os gêneros. A edição deste ano está marcada para novembro.

No Rio de Janeiro, está em exibição até o dia 20 deste mês o 1º Festival Cinema mais Bate Papo promovido pela Rede LGBT, formada por mais de 20 grupos de cidades do interior fluminense.

A mostra vai passar por todos os municípios da rede, com sessões gratuitas. Estão na programação filmes famosos como Filadélfia (1993) e Priscila, a Rainha do Deserto (1994) e outros menos conhecidos como “Prom Queen”, que conta a história de um jovem gay que desafia uma escola católica numa cidade do interior para levar seu namorado ao baile de formatura. As sessões são sempre acompanhadas de debates sobre os temas abordados nos filmes.

O Rio de Janeiro concentra muitas iniciativas desse tipo, como a Mostra Internacional de Animação LGBT, mas a idéia vem se espalhando e no ano passado foi realizado, por exemplo, a 1ª Mostra de Cinema LGBT do Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário